Revolução Industrial - 2015
Ocorreu uma intervenção dos bolsistas do Pibid para com os alunos das turmas 201, 202 e 203, que teve em sua base aulas expositivas e dialogadas, a visualização de trechos do documentário Carne e Osso, que demonstra a dura realidade do trabalhador nas agroindústrias. O referencial do conteúdo foi baseado no clássico de Hobsbawm, “A Era das Revoluções”, livros didáticos e pesquisas na internet.
Foram abordados aspectos sobre a Revolução Industrial Inglesa e uma reflexão sobre a atualidade. Com a finalidade de expor os fatores que impulsionaram o processo das grandes transformações na sociedade inglesa do século XVIII e XIX e refletir acerca da atualidade a partir destes fatores e suas consequências.
A visualização do documentário Carne e Osso auxiliou a interpretação dos alunos em compreender a Revolução Industrial como um processo que estabelece continuidade com o tempo, perceberam a operação técnica e mecânica dos funcionários das agroindústrias como uma característica de trabalho herdada da Revolução Industrial, em acelerar o processo de produção das mercadorias.
Por fim, aos alunos ficou-lhes designado que realizassem uma atividade que consiste na criação de uma imagem crítica e um texto explicativo. Durante a criação dos cartazes, a maior parte dos alunos demonstrou uma visão crítica em relação ao que pode ser considerado um dos maiores acontecimentos da humanidade, marcado pela exploração da vida humana através do excesso de trabalho, concentração do lucro e poder por parte dos grandes empresários, e destruição do meio ambiente. Poucos apresentaram uma visão positiva, de progresso da vida humana.








