Trabalhando Gênero
Na tarde do dia 14 de junho foi realizada uma atividade com algumas turmas da escola envolvendo debates sobre gênero e sexualidade. O grupo de pibidianos dividiu temas diversos (com perguntas centrais, como “o que é gênero?”, “o que é coisa de menino e coisa de menina?”, “meninos não choram?”, etc) e promoveu um diálogo com os alunos para esclarecer preconceitos e refletir sobre algumas classificações socialmente construídas e impostas sobre os homens e as mulheres.
O eixo central da atividade foi, a partir da fala dos alunos, elencar no quadro atividades e características ditas femininas e masculinas separadamente. A partir de exemplos pessoais e gerais, os itens listados foram sendo problematizados e desconstruídos pelos próprios alunos, gerando um debate bastante enriquecedor. Os estudantes também puderam assistir a dois vídeos projetados em sala de aula sobre esse tema (uma animação que trata das limitações da dualidade de gênero e um vídeo com atores que chamam a atenção para o machismo e para os estigmas impostos sobre as mulheres) e colaborar com seus conhecimentos prévios para fomentar a discussão em sala.
A turma de 7º ano contemplada na atividade possuía uma aula geminada de História nesse dia, por tanto, além da aula programada e aplicada nas demais turmas, a turma 72 realizou uma atividade extra, dividindo-se em pequenos grupos e produzindo cartazes sobre os temas que lhes chamou mais a atenção. Ao final da aula os cartazes foram colados na área comum da escola, podendo ser apreciados por todo o corpo docente e discente da instituição.












