Conjurações Mineira e Baiana e a Construção do Herói Nacional - 2015
Os bolsistas do Pibid ministraram uma intervenção em sala com as turmas 201, 202 e 203. Teve como base uma forma de aula expositiva e dialogada, a exposição do conteúdo com base em livros didáticos e na internet, foi utilizado a obra de Pedro Américo de Figueiredo e Melo, que retrata Tiradentes esquartejado num altar juntamente com um crucifixo cristão.
Foram abordados aspectos gerais sobre cada uma das conjurações, os fatores que desencadearam as revoltas e as consequências que resultaram no impedimento da consolidação das mesmas, que em ambas não ocorreu de fato a revolta em razão de terem sido delatadas. Após a explicação sobre as Conjurações, foi entregue aos alunos uma imagem com a obra de Pedro Américo, a partir disso os alunos debateram sobre as intenções do pintor, o que rendeu uma discussão interessante em que os alunos expuseram suas opiniões.
Em forma de diálogo, os bolsistas explicaram como se dá o processo de criação de um herói, pincelando o positivismo histórico. Por fim, ficou destinado aos alunos uma atividade que os desafiasse a criar um personagem heroico. Os bolsistas exemplificaram e auxiliaram na criação, tendo como pressuposto alguns movimentos sociais. A maioria dos trabalhos foram criações de heroínas feministas.











