Aula sobre o que é a Universidade Federal da Fronteira Sul
No dia 19 de maio pela manhã, dois pibidianos ficaram responsáveis por fazer uma breve fala nas turmas de Ensino Médio a respeito da Universidade Federal da Fronteira Sul. Por se tratar de uma universidade nova e estar localizada numa área afastada do perímetro urbano da cidade de Chapecó, consideramos de suma importância levar aos alunos informações que possam despertar seu interesse por ingressar a um curso superior. A UFFS é oriunda os movimentos sociais e seu público alvo são ex-alunos de escolas públicas, porém, a informação de que existe uma universidade gratuita na cidade muitas vezes não chega até as escolas.
A ideia era ocupar apenas os 15 minutos iniciais das aulas de História daquela manhã, mas devido ao forte interesse dos alunos pelo assunto as aulas acabaram sendo ocupadas por completo. Muitos alunos não tinham conhecimento de que essa universidade não era paga, nem sabiam a variedade de cursos disponíveis. Os pibidianos elencaram no quadro todos os cursos ofertados no campus de Chapecó e conversaram com os alunos sobre alguns programas e serviços que a universidade oferece para facilitar o ingresso e a permanência de novos alunos (como bolsas de auxílio, bolsas de estudo, restaurante universitário, etc).
Os alunos tinham muitas dúvidas e curiosidades, pediram para organizar uma visita à universidade e demonstraram muito interesse em continuar estudando após o término do Ensino Médio. Eles ficaram animados com a notícia de que já é possível estudar cursos como Medicina (uma graduação muito almejada e ao mesmo tempo vista como cara e de difícil acesso) gratuitamente sem sair da cidade onde nasceram e deram uma atenção especial para o tema do Ciências sem Fronteiras. Os resultados foram satisfatórios, os estudantes se sentiram encorajados a prosseguir nos estudos e, aqueles que pensavam em se inserir imediatamente no mercado de trabalho, passaram a considerar a possibilidade de continuar sua formação paralelamente.








